Blog >
Quando falamos em infância, qual a primeira coisa que vem à sua mente?
Geralmente pensamos em amor, aprendizado, brincadeiras e cuidado. Trata-se de um momento único e fundamental na vida de todos nós, mas nem sempre as crianças têm acesso a algo muito importante: a natureza.
O contato com o ambiente externo estimula a brincadeira e contribui significativamente para um crescimento saudável. Além de auxiliar no desenvolvimento e despertar a curiosidade e a sociabilidade, essa interação é primordial para a saúde física e mental.
Nos dias de hoje e principalmente em centros urbanos, no entanto, as crianças têm cada vez menos oportunidade de brincar ao ar livre. Falaremos a respeito disso neste texto, destacando a importância de apresentar a natureza aos nossos filhos.
A maior parte da população brasileira vive em cidades urbanizadas. Apesar de toda a modernidade e do desenvolvimento das grandes metrópoles, a urbanização acaba gerando uma sensação de confinamento.
No dia a dia, as crianças vão de casa para a escola e da escola de volta pra casa, com exceção apenas dos momentos dedicados às atividades extracurriculares. Essas tarefas também costumam ser feitas “dentro” de algum lugar e dificilmente acontecem em ambientes abertos e em contato com a natureza.
Apesar de todos os benefícios do mundo moderno, nós estamos cada vez mais distantes do universo externo. As crianças precisam explorar a natureza, conhecer novos ambientes, novos seres, já que isso é primordial para o desenvolvimento saudável.
O contato com a natureza está diretamente ligado à saúde. O sedentarismo, por sua vez, é conhecido como “o mal do século” porque, de fato, tem se tornado um problema que pode trazer sérias consequências em longo prazo.
A criança sedentária tem maior chance de desenvolver problemas de saúde na vida adulta como hipertensão, diabetes, obesidade, dentre outros. E não é só isso: tal realidade está cada vez mais precoce e, em muitos casos, antes mesmo da chegada à vida adulta.
O contato com a natureza pode ter impacto positivo até mesmo na alimentação. Ao conhecer alimentos in natura e ter maior contato com frutas, legumes, temperos, verduras ou hortas, a criança certamente terá mais familiaridade e interesse em uma alimentação mais natural e saudável. Isso é positivo, pois uma alimentação saudável ajuda também a diminuir os riscos dos problemas citados acima.
Exercícios físicos são fundamentais durante o crescimento. Por isso, a recomendação é que as crianças façam atividades ao ar livre por pelo menos uma hora por dia.
Geralmente, a escolha da escola é um momento de muita angústia para a família. Afinal de contas, estamos deixando nossos filhos sob a responsabilidade de outras pessoas, que normalmente não fazem parte do nosso convívio.
No momento de selecionar, levamos em consideração alguns fatores como a qualidade do ensino, o feedback de outros pais e até a distância da escola para a casa. Muitas vezes nos esquecemos, no entanto, de verificar um item: como a instituição se comporta em relação à natureza?
Nos dias de hoje, encontrar escolas que tenham grandes espaços ao ar livre não é uma tarefa fácil. Existem, entretanto, alguns pequenos detalhes que podem fazer a diferença na vida do seu filho. Alguns exemplos são:
Valdeno-se de cada contato que tem com esses elementos da natureza, a criança cria a curiosidade e aguça sua criatividade.
A escola ainda tem a oportunidade de fazer projetos sobre temas relacionados ao ambiente externo, criando interesse genuíno no aluno e contribuindo para o seu desenvolvimento.
Existem vários outros pontos a serem levados em consideração no momento de escolher a escola ideal. Para ajudar nessa decisão, o Eludicar elaborou um Guia completo em que traz as melhores dicas para dar a você um norte nesse momento tão importante da vida do seu filho. Acesse:
Guia completo Eludicar: como escolher a escola ideal para meu filho?
Na hora de entreter os filhos, é muito comum que os pais façam passeios pelos parquinhos espalhados pela cidade. Normalmente, eles estão localizados perto de casa, em praças, nos condomínios e, muitas vezes, em shoppings.
O que vem à sua mente quando pensa em um parquinho? O mais comum é que eles tenham brinquedos específicos, como escorregadores, tobogãs e outros equipamentos que não agregam muito no contato com a natureza.
Costumamos imaginar que esses locais são mais “seguros” para nossos filhos, mas a verdade é que eles estimulam menos a brincadeira e a criatividade, visto que, em sua maioria, já estão prontos e têm uma função preestabelecida. Devemos sempre nos lembrar que a natureza é praticamente uma tela em branco para o desenvolvimento do brincar e da imaginação.
Existem espaços de convivência com brincadeiras muito mais atraentes e desafiadoras utilizando elementos naturais. Árvores, gravetos, troncos, plantas e terra são alguns dos itens que podem ser usados.
O Eludicar preparou um material especial sobre as brincadeiras na natureza e como esse hábito é saudável para a infância. Conheça mais detalhes sobre os parquinhos naturais e veja dicas de ouro na hora de brincar com seu filho em ambientes externos. Baixe agora:
Natureza Brincante: como vocês imaginam uma criança saudável?
Também é possível estimular o contato do seu filho com a natureza com ações dentro de casa. Cada família tem uma realidade e nem sempre espaços abertos estão ao alcance de todos, mas é possível explorar o meio ambiente de outros modos.
Uma atividade que sempre gera interesse nas crianças é plantar o feijãozinho no algodão. Além de ser uma forma de deixá-lo mais próximo da natureza, é uma boa oportunidade de praticar os conceitos da ciência.
Dentro de casa é possível ter uma composteira, um jardim ou até mesmo uma planta. Você ainda pode delegar à criança a tarefa de regá-la e, assim, estimular sua responsabilidade.
Existem muitas maneiras de deixar seu filho mais ligado à natureza. Essas ações são primordiais para o desenvolvimento do seu filho, transformando a infância em um processo muito mais rico e saudável.
Busque estimular as brincadeiras, a imaginação e a criatividade!
Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail o
acesso a conteúdos exclusivos para complementar
a formação da família e da criança.