Layout do blog

Blog >

Proteção Solar para Crianças: Seus Filhos Seguros Sob o Sol
30 de maio de 2024
Proteção Solar para Crianças: Seus Filhos Seguros Sob o Sol

Quem quer levar os filhos para brincar fora de casa, ao ar livre e em contato com a natureza, precisa se atentar à proteção solar para crianças.


Afinal, você sabia que 50% da radiação solar recebida durante toda a vida acontece nos primeiros 18 anos de vida? Esta exposição ao Sol pode causar diversos tipos de câncer de pele, queimaduras de diferentes graus, alterações na pele (como manchas e sardas), o envelhecimento precoce, dentre outros problemas dermatológicos. 


Uma queimadura solar com bolha na infância, dobra o risco de ter um tipo de câncer maligno (melanoma) na vida adulta. Por isso, proteção solar é coisa séria.



E é sobre isso que falaremos neste texto. Veja agora como escolher o melhor protetor solar para o seu filho, quais acessórios utilizar com proteção UV e outras dicas de segurança contra os riscos da exposição aos raios solares.


Como Proteger as Crianças do Sol?



Levar as crianças para brincar ao ar livre, no parque ou na praia é muito importante e o contato com a natureza é fundamental para uma infância saudável. Mas para que isso seja feito de forma segura, é preciso proteger as crianças do Sol.


Para isso, selecionamos dicas práticas para adotar com o seu bebê ou a sua criança:


  • Evite os horários de pico: exposição solar é indicada apenas antes das 10h e após as 16h.


  • Prefira a sombra: chegou ao parquinho? Procure sempre um ambiente com sombra.


  • Roupas com proteção UV: é importante que o tecido das roupas, chapéus e as lentes dos óculos escuros tenham proteção UV. Essa sigla significa que as peças têm proteção contra os raios ultravioleta do Sol (UVA e UVB), nocivos à pele. Essa camada cria uma barreira, evitando que os raios solares penetrem na pele.


  • Evite o bronzeamento: principalmente entre os adolescentes, essa prática é comum, mas os pais e cuidadores devem orientá-los sobre os riscos.


  • Seja o exemplo: lembre-se que seus filhos se espelham nas suas ações. Siga também as orientações e, claro, previna-se contra as doenças causadas pelo Sol!


  • Coloque chapéus e bonés: proteger a cabeça e o rosto contra os raios solares é fundamental. Prefira sempre os modelos com proteção UV, feitos em fibras de alta proteção, como 100% poliéster e poliacrílico. Chapéus de palha, por exemplo, têm tramas espaçadas, que permitem a entrada dos raios ultravioleta e, com isso, fornecem baixa proteção.


Vai levar os filhos à praia para curtir as férias? Baixe o nosso ebook com dicas importantes para viajar com crianças.


Que idade criança pode usar protetor solar?

Além das dicas acima, usar o filtro solar durante o dia é dica fundamental de proteção solar para crianças.


  • O uso do protetor é recomendado apenas a partir dos 6 meses de idade. Por isso, evite que os bebês menores se exponham ao Sol e aposte nas medidas de proteção física, como as roupinhas e chapéus com filtro UV.


  • Após os 6 meses e até os 2 anos, estão liberados os protetores solares especiais para bebês.


  • Depois dos 2 anos de idade, a criança pode usar protetores infantis ou mesmo os de uso adulto, pois são seguros à pele.



Qual protetor solar é indicado para criança?

proteção solar para crianças

A escolha do protetor solar correto também é muito importante, já que nem todos os produtos são indicados para a pele infantil. Para qualquer marca, os dermatologistas recomendam o uso do protetor solar com fator de proteção acima FPS50.


Atenção: os produtos “2 em 1”, com protetor solar e repelente contra insetos, não são recomendados. Use sempre os produtos separadamente, aplicando primeiro o protetor solar e, após 15 minutos, o repelente.

Veja abaixo como escolher o melhor protetor solar para a saúde da criança:


Protetores químicos x físicos


Os protetores solares comercializados podem conter filtros solares químicos (orgânicos) e físicos (inorgânicos) e é preciso se atentar aos componentes para escolher o melhor produto para o seu filho.


  • Bebês (6 meses a 2 anos): a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é dar preferência aos filtros físicos, que não são absorvidos pela pele e têm menor potencial causador de alergias e outros efeitos colaterais. Eles têm alta resistência à água e oferecem proteção imediata, além de também serem menos nocivos ao meio ambiente.



  • Crianças após 2 anos: os demais produtos infantis estão liberados, mas é interessante fugir de componentes químicos que fazem mal à pele e ao organismo, como parabenos, petrolato e “parfum”, que podem atuar como disruptores endócrinos. 


Como aplicar o protetor solar corretamente?

Para oferecer a melhor segurança para a pele da criança, a primeira dica é: não economize no produto. Aplique uma quantidade suficiente para garantir uma cobertura uniforme, cobrindo todas as áreas expostas da pele. 



Veja um exemplo de quantidades indicadas na imagem abaixo (apenas para parâmetro da quantidade, observe como normalmente passamos muito menos!!):


proteção solar para crianças
  • Passe o protetor em casa, antes de sair, cerca de 15 minutos antes do início da exposição ao sol e 30 minutos antes da imersão na água. 


  • Reaplique o protetor a cada 2 horas de exposição solar, sempre depois que o seu filho sair da água ou em caso de suor excessivo.


  • Para a aplicação, a criança deve estar sem roupas ou trajes de banho e você deve passar área por área. 


  • Não se esqueça das dobras, orelhas, da nuca e do peito do pé, que geralmente são deixados de lado.


Em dias nublados ou não tão quentes, também é preciso passar o protetor, ok? Mormaço também queima!

Agora que você já entendeu como oferecer a máxima proteção solar para a sua criança, pode deixá-la brincar ao ar livre sem preocupações. A “vitamina N”, de natureza, é excelente para a saúde, além de muito estimulante. Pensando nisso, o Eludicar criou um material especial sobre a importância de brincar na natureza. Baixe agora:


Natureza Brincante: A importância do brincar na natureza para o desenvolvimento infantil

 


Por Eludivila Especialização Pediátrica 25 de setembro de 2024
Eludicar explica sobre a importância do arroto do bebê e quando ele é necessário. Aprenda as posições e manobras adequadas para fazê-lo arrotar.
alergia alimentar em bebês
Por Eludivila Especialização Pediátrica 13 de agosto de 2024
Saiba mais sobre a alergia alimentar em bebês e como agir quando seu filho tem alergia a ovos, APLV, amendoim e outras!
vacina da dengue
Por Eludivila Especialização Pediátrica 30 de abril de 2024
Conheça a Vacina da Dengue para crianças e adolescentes. Quantas doses tomar, quem pode receber pelo SUS e mais!

Receba a nossa Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail o

acesso a conteúdos exclusivos para complementar

a formação da família e da criança.

Contate-nos

Share by: